Faz mais de três semanas que o meu site está fora do ar. Pra minha surpresa, eu não estou fumegando de raiva, acho que já passei dessa fase. Estou na fase do “não tem mais o que fazer, vou esperar o tempo pra poder retomar o site”. Por enquanto vou ficar neste espaço temporário, e depois quando conseguir colocar o site de volta no ar, eu migro esses posts pra lá.
Eu sempre tinha vontade de ter um site com domínio próprio e quando foi em meados de junho do ano passado o meu marido disse que um colega do trabalho estava começando um negócio de hospedagem, e se eu não queria abrir uma conta com ele (pra ajudar o cara também). Eu topei.
Ele então comprou o meu domínio e ficou com todas as informações de manutenção do site. A única coisa que ele repassou pra mim foi o acesso do painel de controle e FTP. Mas o registro do domínio até hoje eu não sei como acessar… E aí nasceu o Simples Assim.
Durante esse tempo todo, tive vários problemas com a hospedagem. Muitas vezes o site saiu do ar. Uma vez o problema foi tão sério que eu perdi dados do banco. O cara não fazia backup de nada, e nem eu – pro meu azar. A partir dali eu sempre fazia backup, mas não com a frequência necessária.
Com tantos problemas eu sempre falava pra mim mesma que ia trocar de hospedagem, que não ia renovar com ele. Mas sabem como é brasileiro, né? Sempre protelando. EU não sou diferente… E deu no que deu.
Há três semanas o site sumiu. Eu não conseguia entrar no painel de controle, nem nada. Mandei dezenas de emails pro cara da hospedagem e todos voltaram, liguei pelo Skype, liguei pra casa dele, e nada. O André chegou a falar com ele, mas ele não resolveu nada e nem deu explicação nenhuma. E eu nem vou falar da raiva que senti, do descaso dele! Deixa pra lá…
Depois que eu vi que não ia resolver nada com o cara, eu tentei descobrir o que eu poderia fazer pra recuperar meu site. Eu tenho um backup do fim de maio, e felizmente consegui pegar pelo Bloglines os últimos posts que não tinha no backup. Pelo menos os textos eu tenho, talvez perca os comentários desses textos que não estão no backup, mas tudo bem.
E o domínio? Ele expira dia 2 de julho. Eu não tenho como acessá-lo agora porque o cara que tem os dados do registro… Então eu tenho duas opções: esperar 3 de julho pra comprar o domínio de volta (e dar a sorte de ninguém pegar na minha frente!) ou começar do zero com outro endereço. Talvez eu opte pela segunda opção.
O motivo que eu ainda não conseguir fazer tudo isso foi o meu cartão de crédito estourado! Só agora liberamos o crédito e eu vou conseguir contratar outra hospedagem e comprar um domínio. Ainda não sei se vou querer recuperar o simplesassim.org.
Bem, então foi isso que aconteceu. Agora vocês sabem.
Vamos voltar à programação normal em breve.